Catavento Cultural | 25 a 27 de Outubro de 2017

Sobre o evento

A Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP foi criada para incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes.

A MOP 2017 acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro no Catavento Cultural.

Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a MOP tem como principal objetivo divulgar projetos investigativos conduzidos por estudantes da Educação Básica e Técnica do Estado de São Paulo.

A edição 2017, organizada pelo Catavento Cultural e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, é a quinta edição do evento, e retoma os esforços de apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras científicas.

Os objetivos específicos da MOP são:

  • Estimular a pesquisa científica entre os estudantes da Educação Básica, familiarizando-os com normas, regras e procedimentos.
  • Incentivar o empreendedorismo, a criatividade e o espírito investigativo dos estudantes e professores da Educação Básica.
  • Promover a convivência e troca de informações entre estudantes de escolas públicas e particulares e membros da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários).
  • Aproximar estudantes e empresas públicas e privadas, por meio da divulgação dos talentos e dos projetos inovadores revelados durante a Mostra.

Como Participar

Finalistas Orientação para Finalistas

Quem pode participar?

A MOP 2017 é aberta a alunos matriculados em 2017 no 8o ou 9o ano do ensino fundamental, ensino médio ou ensino técnico de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo. É necessário ter até no máximo 20 anos de idade.

Os projetos pode ser individuais ou em grupo de dois a três alunos, devem ter um professor orientador com mais de 21 anos de idade (e opcionalmente, um coorientador maior de 18 anos, que já tenha concluído o Ensino Médio ou Técnico) e se enquadrar em uma das Categorias das Ciências e Engenharias.

Período de Submissão de Projetos para MOP 2017 foi encerrado. Aguarde a publicação dos finalistas no dia 05/10/2017

Categorias:

Como participar?

  1. Tema e Autoria:
    Identifique problemas que gostaria de resolver, fatos, fenômenos e /ou situações que deseja entender melhor.
    Decida se irá conduzir o projeto individualmente ou em equipe (de no máximo 3 estudantes) e escolha o tema de seu projeto.
  2. Diário de Bordo:
    Providencie um caderno e uma pasta para servir de diário de bordo do seu projeto.
    Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras ideias e reflexões para a escolha do tema.
  3. Plano de Pesquisa:
    Elabore seu plano de pesquisa que deverá conter os seguintes itens: título do projeto, questão ou problema identificado, hipótese científica ou objetivo de Engenharia, descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo de Engenharia e bibliografia (no mínimo três referências importantes).
  4. Orientador / Coorientador:
    Discuta e aprimore seu plano de pesquisa com o seu professor orientador.
    Em alguns casos, você e seu orientador podem chegar à conclusão de que será necessário ter também um coorientador (algum outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvido no projeto) para ajudar a aprimorar o plano de pesquisa e acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do projeto.
  5. Questões Éticas e de Segurança:
    Você deverá tomar alguns cuidados e providências antes do início do desenvolvimento do seu projeto, se a sua proposta envolver um ou mais dos tópicos a seguir: pesquisa com seres humanos, animais vertebrados, recombinação de DNA, substâncias patogênicas ou micro-organismos, substâncias controladas, tecido animal ou humano ou seus fluídos, substâncias (reagentes e/ou equipamentos perigosos. Neste caso, é necessário providenciar o preenchimento de Formulários Adicionais.
  6. Desenvolvimento:
    Conduza o projeto, de acordo com o seu plano de pesquisa, seguinto o Método Científico ou o Método de Engenharia. O projeto deverá ser totalmente desenvolvido e conduzido por você, estudante (ou por uma equipe de no máximo três estudantes), e acompanhado e supervisionado pelo orientador / coorientador.
    Lembre-se de que todo o andamento do seu projeto deverá ser registrado por você em seu diário de bordo. Ao longo do desenvolvimento, registre todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
  7. Artigo do projeto:
    A partir de todas as anotações do seu diário de bordo, elabore o artigo do projeto.
    O artigo é um formato comum utilizado por periódicos científicos e cada publicação pode definir a estrutura e o conteúdo exigido de acordo com sua linha editorial. O artigo permite que o conteúdo do projeto seja apresentado de uma forma sintética, mas contendo mais dados e informações do que um resumo, mas sem o detalhamento e de leitura mais rápida que uma monografia ou relatório detalhado.
    Você deverá detalhar em seu artigo: o desenvolvimento do projeto, os resultados alcançados e as suas conclusões.
    Utilize o modelo fornecido para preparar o seu Artigo, contendo Resumo do Projeto, Introdução, Objetivo e Questão Problema, Descrição de Materiais e Métodos, Resultados e Discussões dos Resultados, Conclusões e Referências Bibliográficas.
  8. Submissão:
    Finalize, até 24 de setembro de 2017, o cadastro do seu projeto, no site da MOP, com:
    • Informações completas dos participantes;
    • Dados do projeto;
    • Plano de pesquisa;
    • Resumo do projeto (máximo 2000 caracteres);
    • Foto do projeto (opcional)
    • Arquivo contendo o artigo do projeto.
    • Formulários adicionais (se necessário)
  9. Seleção de Finalistas:
    Os estudantes que completarem o cadastro e envio do artigo terão os projetos avaliados pelos Comitês de Pré- Avaliação e de Seleção da MOP quanto a aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, profundidade da pesquisa bibliográfica, maneira como foi conduzido o projeto, estratégias de levantamento e análise de dados e organização e clareza de apresentação do artigo do projeto.
    Os selecionados como finalistas para a MOP 2017 serão anunciados no site www.mostrapaulista.org.br, no dia 05 de outubro de 2017.
  10. Participação de Finalistas e Avaliação durante a feira:
    Durante a MOP 2017, Comitê de Avaliação avalia as competências e conhecimentos do estudante finalista por meio da apresentação detalhada de todo o material produzido pelo estudante finalista (diário de bordo, relatório, maquete ou protótipo), bem como sua apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores.

Datas e programação

Datas importantes:

Submissão dos Projetos24/09/2017
Anuncio dos Finalistas05/10/2017
Confirmação de Participação do Finalista16/10/2017
Mostra de Finalistas25 a 27/10/2017
Cerimônia de Premiação27/10/2017

Programação:

25/10/2017 (Quarta-feira)

Montagem dos Estandes08h00 às 09h30
Cerimônia de Abertura09h30 às 10h00
Mostra de Finalistas - Avaliadores e Visitantes (aberto ao público)10h00 às 16h00

26/10/2017 (Quinta-feira)

Mostra de Finalistas - Avaliadores e Visitantes (aberto ao público)09h00 às 16h00

27/10/2017 (Sexta-feira)

Mostra de Finalistas - Avaliadores e Visitantes (aberto ao público)09h00 às 14h00
Cerimônia de Premiação14h30 às 16h00
Desmontagem dos Estandes16h00 às 16h30

Divulgue

Anais MOP 2017

Organização e patrocínio

Realização

Promoção

Contato




Localização

Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Brás, São Paulo - SP- CEP 03003-060

Como chegar de metrô:

Desembarque:
Linha Vermelha - Estação Dom Pedro II
Localização: Rua da Figueira

Desembarque:
Linha Azul - São Bento
Localização: Ld. Porto Geral

Como chegar de ônibus:

Desembarque:
O terminal de ônibus Parque Dom Pedro II está a poucos metros do Catavento Cultural e Educacional. Visite o site da SPTrans para descobrir qual ônibus pegar.